Modos Econômicos na História

 

Analisando o processo econômico da humanidade, sabemos que o processo de transformação econômica mudou ao longo dos séculos, tanto no mundo quanto no Brasil. Vou, aqui, escrever uma breve descrição dos tipos econômicos.

A história econômica passa por um processo de construção social e humana. A primeira forma de economia é a de subsistência. Esse modo econômico tem como características básicas a sobrevivência mínima com os recursos disponíveis. Esse modelo econômico surgiu no período da pré-história, quando o homem caçava, pescava e começava a cultivar seus próprios alimentos, na chamada revolução Neolítica. Nesse modelo, não há troca de mercadorias, apenas a produção dos próprios alimentos e utensílios.

O modo de produção asiática apareceu com o surgimento das civilizações da Mesopotâmia e do Egito Antigo, e perdurou até o fim do Império Romano. Esse modo de produção tem como características básicas a centralização da economia nas mãos de uma monarca, que organizava a vida econômica voltada para o enriquecimento do Estado e para a concentração de recursos.

O terceiro modo de produção que podemos citar é o modo feudal. Com o fim da Idade Antiga, após a queda do Império Romano, surgiu um novo modelo econômico que marcaria a Idade Média na Europa. Este modelo tem como característica a divisão da administração de um reino em feudos, que eram grandes lotes de terra destinados à produção de alimentos para subsistência. Havia uma relação de trabalho servil, em que o senhor feudal, dono das terras, colocava os servos para trabalhar nelas, recebendo como pagamento uma percentagem da produção, enquanto o restante ficava com os senhors feudais, lembrando que o servo estava preço as sua obrigações e a terra e este modelo de trabalho não era caracterizado como escravidão.

O quarto modelo que citaremos é o modo de produção capitalista mercantil. Esse modelo surgiu com as grandes navegações na Europa, a conquista de novos continentes e a busca por mercadorias para abastecer a Europa com especiarias. O aperfeiçoamento do comércio atlântico e o surgimento de indústrias na Europa, com o pioneirismo da Inglaterra, começaram no período industrial aperfeiçoar a produção industrial.

A terceira forma de capitalismo é o capitalismo financeiro, que surgiu com o aparecimento das corporações internacionais, conhecidas como multinacionais e transnacionais. O aperfeiçoamento das tecnologias de transporte e comunicação em todo o mundo, e a difusão do sistema bancário de crédito, desenvolvido para a consolidação desse modelo.

O quarto modo de produção capitalista é o tecnológico, que continua com grandes empresas nacionais e empresas de tecnologia promovendo essa nova forma econômica através do avanço tecnológico e de meios de comunicação e transportes mais rápidos e eficazes.

Portanto, chegamos ao fim desse breve texto sobre os modos econômicos da história. Percebemos que cada modo econômico marca um período da história da humanidade, com características relacionadas à produção de alimentos, bens e troca de serviços.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Século XXI e as Novas Formas de Trabalho

A História Econômica do Brasil

A Reforma da Previdência no Brasil